Feriado de 7 de setembro tem manifestações no Pará contra e a favor do governo Bolsonaro

Há o tradicional 'Grito dos excluídos' em Belém e também ato de apoiadores do presidente. Além da capital,ao menos outras seis cidades tiveram manifestações na manhã desta ter

Feriado de 7 de setembro tem manifestações no Pará contra e a favor do governo Bolsonaro

Manifestações marcaram a manhã desta terça-feira, feriado de 7 de Setembro, Dia da Independência, em ao menos sete cidades paraenses na manhã desta terça-feira. Houve protesto de pessoas contrárias ao governo federal e também de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, sendo a maior delas em Belém, onde avenidas chegaram a ter o trânsito bloqueado.

O protesto contra o governo de Bolsonaro em Belém ocorreu junto com o Grito dos Excluídos, na sua 27ª edição na capital paraense. Já os atos a favor do governo foram convocados pelo presidente Bolsonaro em meio a grave crise econômica e têm pautas antidemocráticas, com ameaças a ministros do Supremo e ao Congresso Nacional.

Além de Belém, houve atos contra o governo em Altamira e também em Ourém e a favor em Belém, Altamira, Marabá, Redenção, Ourilândia do Norte e Tucumã.

As manifestações foram monitoradas pela Polícia Militar e também pela Guarda Municipal e até as 12h não houve ocorrências. A estimativa de participantes não foi detalhada pelas autoridades que acompanharam as manifestações.

O trânsito nas avenidas Nazaré e Magalhães Barata está desviado pela avenida Gentil Bittencourt durante a manhã na capital. A Avenida presidente Vargas também está fechada para carros.

'Grito dos excluídos'

Movimentos sindicais, professores, estudantes e ativistas de causas sociais participam do Grito dos Excluídos, que tem pautas contrárias ao governo. Este ano, o movimento que ocorre desde 1997 no dia 7 de setembro, pede a saída de Jair Bolsonaro e do vice, Hamilton Mourão.

Com faixas, cartazes, os manifestantes estavam de máscara e iniciaram a manifestação no Largo do Redondo, no bairro Nazaré, com um ato religioso ecumênico e depois, com caminhada pela Avenida Nazaré. Havia também cartazes de apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS). A manifestação encerrou na região do Mercado São Brás.

 

Carreata pró-Bolsonaro percorreu ruas de Uruará em manifestação pacífica

Na tarde desta terça-feira um grupo de populares se reuniram no Bairro Nova Uruará, na zona leste da cidade, de onde saíram em carreata percorrendo as ruas de Uruará, em bicicletas carros e motos carregando bandeiras do Brasil. O movimento foi acompanhado de perto pela Polícia Militar e segundo o comandante da 13ª Companhia Independente de Polícia Militar, Major PM Mendes, a manifestação popular foi pacífica. Ainda de acordo com o major, o feriado foi tranquilo na cidade. 

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.